Brasília, terça-feira, 1º de junho de 2004 - Ano 7 - Nº 1.510 - jornal@dn.senai.br


Gráficas do DF terão sistema inédito de gestão da qualidade
O SENAI do Distrito Federal assina hoje convênio com o Sindicato da Indústria Gráfica (Sindigraf-DF) para desenvolver e implantar um sistema de gestão da qualidade nas indústrias gráficas. O objetivo é melhorar a qualidade dos produtos, por meio da padronização e controle de processos, dos cuidados com o meio ambiente, da capacitação profissional e da promoção do bem-estar dos funcionários.
Inédito no Brasil, o projeto é constituído de várias etapas: diagnóstico, planejamento individual por empresa, auditorias, workshops e consultorias. O presidente do Sindigraf, Romeu Oliveira, destaca que, entre as vantagens para o setor gráfico, estão diminuição de custos operacionais, aperfeiçoamento da qualidade de produtos e processos, avanços na qualificação da mão-de-obra, redução de desperdícios e melhoria nas condições de saúde e segurança do trabalhador. O tempo de implementação do sistema nas empresas é de um ano. Os interessados devem entrar em contato com o Sindigraf.
Informações: (61) 3362-6000

Programa Inovar para Competir terá lançamento nacional
O Programa Inovar para Competir, desenvolvido pelo SENAI do Rio Grande do Sul e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RS), será lançado nacionalmente hoje, por meio de videoconferência, que será veiculada das 10 às 13h, para unidades das duas entidades.
Promovido há um ano, o programa tem como base as metodologias aplicadas pela Universidade Tecnológica de Aachen (Alemanha) nas áreas de qualidade e desenvolvimento do processo criativo. O objetivo é auxiliar empresas na aplicação de ações simples que levem à inovação e ao aumento da competitividade e da lucratividade. Além disso, segundo o programa, com a aplicação das metodologias será possível reduzir os índices históricos de 5% de perdas durante o processo produtivo brasileiro e 12% de retrabalho. A metodologia tem por base a Teoria da Resolução Inventiva de Problemas (Triz), para melhoria de processos com análise da comunicação e das informações da empresa, e a QGS – Quality Gates Systematic, ferramenta para gerenciamento de projetos, com a otimização e sincronia das etapas do processo de desenvolvimento.

Capixabas fazem simulado para a final da Olimpíada do Conhecimento
De 7 a 8 de junho, os 23 vencedores da etapa capixaba da Olimpíada do Conhecimento 2004 participarão de um simulado que determinará quem participará da final da competição, no período de 5 a 10 de agosto, em Belo Horizonte.
Representando as unidades de Vitória, Vila Velha, Serra, Colatina, Linhares e Cachoeiro, os alunos competirão no simulado em 17 ocupações e deverão ter o aproveitamento mínimo de 80% nas avaliações para competir na final da Olimpída.
As provas serão elaboradas, aplicadas e avaliadas por docentes e técnicos de unidades do SENAI-ES, indicados pela coordenação estadual da competição. Elas serão realizadas nas unidades de Beira Mar, Civit, Vila Velha, Cachoeiro, Linhares e Colatina, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes) e na empresa FordBix Manufatura.
Os selecionados representarão o Espírito Santo na etapa nacional da Olimpíada, quando alunos do SENAI de todo o País terão seu desempenho avaliado em situações teóricas e práticas. Os campeões nacionais representarão o Brasil no Torneio Internacional de Formação Profissional, o WorldSkills Competitions, que será realizado em maio de 2005, na Finlândia.
Informações: (27) 3341-3918 e www.dn.senai.br/oc2004


Convênio com a Cemig – O SENAI de Montes Claros (MG) acaba de fechar contrato de parceria com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). Pelo acordo, o SENAI-MG desenvolverá cursos nos municípios de Berilo, Cristália, Botumirim, Grão Mogol e Virgem da Lapa. Serão qualificados pedreiros de alvenaria, pedreiros de acabamento, carpinteiros e marceneiros para as comunidades daqueles municípios que serão deslocadas pelas obras da barragem de Irapé. O SENAI-MG e a Cemig também estão negociando com as empresas do Consórcio Irapé, responsável pela construção da barragem, a realização de cursos profissionalizantes para os trabalhadores empregados nas obras.

Formatura em Maceió – A unidade do SENAI do Poço, em Maceió, promove hoje, às 19h, a festa de formatura de 76 alunos dos cursos de aprendizagem Mecânico de Manutenção de Máquinas, Impressor Offset, Eletricista de Manutenção e Tecnologia da Informação. A solenidade contará com a presença de Ricardo Coelho, delegado da Delegacia Regional, Marben Loureiro e Alexandre Caidado, respectivamente diretor regional e diretor de operações do SENAI-AL. O patrono dos alunos será o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fieal), José Carlos Lyra


Ceará lança livro sobre resíduos sólidos industriais
A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) abre hoje as comemorações da Semana Nacional do Meio Ambiente com o lançamento do livro Inventário de Resíduos Sólidos Industriais. Durante o evento, que começa às 18h30, o engenheiro João Luiz Nunes de Melo, da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), falará sobre produção mais limpa.
Produzido pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará em convênio com o Ministério do Meio Ambiente, o inventário é um instrumento para propor políticas públicas de tratamento e destinação final dos resíduos sólidos gerados no parque industrial do estado. Entre as indústrias citadas como prioritárias para esse tipo de ação estão as dos segmentos de couro, metais, aço, armazenamento de álcool e derivados de petróleo.
Perigo – A geração anual de resíduos industriais perigosos no Brasil é da ordem de 2,7 milhões de toneladas, conforme estimativas apresentadas no 2º Guia de Tecnologias Ambientais Brasil-Alemanha 2001-2002 e citadas pelo Informativo do Programa Bolsa de Resíduos & Negócios (Sebrae). Apenas 600 mil toneladas, o equivalente a 22% do total, têm tratamento, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos Especiais.
A Semana Nacional do Meio Ambiente será comemorada até sábado (5), com uma programação que inclui distribuição de mudas, ciclos de debates, blitzes educativas e mobilização para limpeza de praias. As atividades serão realizadas em Fortaleza e nos municípios de Crato, Meruoca e Beberibe, além de praias do litoral leste e oeste cearense.
Informações: (85) 466-5916


Frase de Hoje

“O maior obstáculo ao progresso não é a ignorância e sim a ilusão do conhecimento”
Daniel Boorstin
– historiador norte-americano


   
Retorna ao  topo da página
Informativo do Departamento Nacional 
do SENAI
     Editado pela Unidade Integrada de
Comunicação Social - UNICOM
Editor - Roberto de Almeida Silva
Tel.:(61) 3317-9942 - Fax:(61) 3317-9550
Colaboração: Departamentos Regionais do SENAI
Suporte de informática/Internet - DR-AL e ACTI/CNI

     Versão on-line do informativo SENAI/BRASIL



Acesso à Página Principal SENAI-DN